30 de nov. de 2011

EMILIANA NOVAS WINEMAKER'S SELECTION SYRAH- MOURVÈDRE 2005

A vinícola Emiliana foi fundada em 1986 por Rafael e José Guilisaste, que adquiriram terras em diversas regiões ao redor do Chile em busca dos melhores terroirs para cada tipo de uva. No final da década de 90, cientes de que as pessoas estavam cada vez mais atentas em relação à maneira de como os produtos que consumiam eram produzidos, convidaram o enólogo e consultor Alvaro Espinoza para ajudá-los a converter parte de seus vinhedos em orgânicos e biodinâmicos. Ao final do processo, que em alguns casos pode levar anos, a Emiliana se tornou uma das maiores vinícolas orgânicas e biodinâmicas do Chile.


Inspirado em um corte muitas vezes visto no sul da França, essa combinação de Syrah e Mourvèdre foi muito bem adaptada para o Valle de Colchagua. A Syrah todo mundo já conhece, então aqui vai uma “minibio” da Mourvèdre: nativa da Espanha, onde é chamada de Monastrell, foi levada na Idade Média para a Provence e até o ataque da Phylloxera no final do século XIX era uma das variedades mais plantadas da região.

No nariz o Novas Syrah- Mourvèdre apresentou aromas minerais, terrosos e de especiarias. Boca com leve toque herbáceo, especiarias, bem equilibrada, apesar dos 15% de álcool. Bom vinho de um corte inusitado, custa por volta de R$ 100 reais, um pouco caro para o que entrega.

0 comentários:

Postar um comentário