O primeiro vídeo lançado aqui no blog é o início de três partes que mostram um dos mais famosos produtores do Rhone: E. Guigal. Vídeo narrado e legendado em inglês.
E. Guigal Chateau d’Ampuis fica localizado no norte do Vale do Rhone, no pequeno vilarejo de Ampuis a cerca de 30 minutos ao sul de Lyon. A vinícola foi fundada por Etienne Guigal em 1946 depois de ter trabalhado por 15 anos na centenária Vidal-Fleury, que ironicamente foi comprada pelos Guigal em 1984 e é administrada como uma companhia independente.
Chateau d’Ampuis
Sendo ambos “domaine” e “negociant”, ou seja, vinificam as uvas dos vinhedos de sua propriedade e também compram de outros produtores localizados em todo o Vale do Rhone, finalizando, envelhecendo e engarrafando em Ampuis, acabam assim produzindo vinhos de quase todas as AOCs do Rhone: Condrieu, Hermitage, Croze-Hermitage, St. Joseph, Tavel, Chateauneuf-du-Pape, Gigondas e Côtes du Rhone.
Atualmente quem comanda a empresa é Marcel Guigal e seu filho Philippe, que cultivam os vinhedos de maneira orgânica, sem uso de qualquer tipo de fertilizante químico. A colheita é realizada tarde, com o objetivo de ter uvas no ponto mais maduro possível, além disso, o rendimento é extremamente baixo.
Marcel e Philippe Guigal
Comento depois com mais detalhes a cereja do bolo dos Guigal, a AOC Cote-Rotie, algo como “Encosta-Assada”, que produz os caros e pontuados La Landonne, La Mouline e La Turque, conhecidos também por La La’s.
Cote-Rotie
0 comentários:
Postar um comentário