GRANDES VINHOS: Chateau Léoville-Las Cases 1982 e La Rioja Alta Gran Reserva 890 1995

Primeira degustação do ano, com um magnífico painel: Chateau Léoville-Las Cases 1982, La Rioja Alta Gran Reserva 890 1995, Chateau Cos d'Estournel 2002, Pio Cesare Barbaresco 1992...

Mas de Cadenet Vin Cuit de Provence: UM VINHO COZIDO!

A vinícola Mas de Cadenet fica localizada na Provence, com suas vinhas em terrenos secos e pedregosos ao sul do maciço de Sainte-Victoire, região com grande amplitude térmica e bastante vento, que protege...

GRANDES VINHOS: Chateau Cos d'Estournel 2002 e Pio Cesare Barbaresco 1992

Dando continuidade ao post da semana passada, comento hoje sobre outros dois vinhos incríveis: Chateau Cos d'Estournel 2002 e Pio Cesare Barbaresco 1992...

ESVAZIANDO A ADEGA: CABERNET SAUVIGNONS 2002

Realizada no último sábado, dia 11 de fevereiro, no restaurante Extravirgem, a primeira degustação “Esvaziando a Adega” de 2012! Os vinhos foram generosamente cedidos...

Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2003

Situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais, 70 são ocupados por vinhas...

26 de mar. de 2012

Luigi Bosca Malbec D.O.C. 2003

A tradicional vinícola argentina Luigi Bosca, fundada em 1901 por Don Leoncio Arizu e hoje em dia comandada pela terceira e quarta geração da família, é uma das poucas propriedades que, no decorrer dos anos, permaneceu nas mãos da família fundadora.

Também foi umas das bodegas que participaram ativamente na fundação da primeira D.O.C. argentina em 1989, a Denominação de Origem de Luján de Cuyo, justamente a do Malbec descrito neste post. 


O Vinho: Cor vermelho rubi, viva, sem demonstrar cansaço. Nariz elegante, com frutas vermelhas maduras, sutil tabaco e madeira bem integrada. Boca bem equilibrada, taninos finos e média persistência. Bom vinho!

20 de mar. de 2012

Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2003

A Quinta do Crasto:


Situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 70 são ocupados por vinhas.

As primeiras referências conhecidas referindo a Quinta do Crasto datam de 1615, tendo sido posteriormente incluída na primeira Feitoria juntamente com as Quintas mais importantes do Douro. Um Marco Pombalino datado de 1758 pode ser visto na Quinta. 

Logo no início do século XX, a Quinta do Crasto foi adquirida por Constantino de Almeida, fundador da casa de vinhos Constantino. Em 1923, após a morte de Constantino de Almeida foi o seu filho Fernando de Almeida que se manteve á frente da gestão da Quinta dando continuidade a produção de Vinho do Porto da mais alta qualidade.

Em 1981, Leonor Roquette (filha de Fernando de Almeida) e o seu marido Jorge Roquette assumiram a maioria do capital e a gestão da propriedade e com a ajuda dos seus filhos Miguel e Tomás deram início ao processo de remodelação e ampliação das vinhas bem como ao projeto de produção de vinhos de mesa pelos quais a Quinta do Crasto é hoje amplamente conhecida.

Fonte: http://www.quintadocrasto.pt


O Vinho: Feito com uvas de Vinhas Velhas com uma média de idade de aproximadamente 70 anos e cerca de 30 castas diferentes.

Linda cor rubi púrpura. No nariz, incríveis aromas de frutas negras maduras, uva passa, café e chocolate. Boca bem estruturada, sedosa e com ótima acidez, confirmando deliciosa fruta madura e média/longa persistência, evocando a um Porto Vintage.

Fantástico, um dos melhores vinhos portugueses que provei recentemente! A safra 2009 está disponível na importadora Qualimpor.

2 de mar. de 2012

Vinhos e Filmes Através dos Anos – De Hitchcock a Bottle Shock - 2


This Earth is Mine (1959)


Título em Português: O Vale das Paixões
Direção: Henry King
Elenco: Rock Hudson, Jean Simmons, Claude Rains, Dorothy McGuire

Sinopse: Em 1931, Elizabeth Rambeau sai da Inglaterra e vai viver na Califórnia com sua tia e seu tio, originários de uma dinastia de produtores de vinho, que ainda são ricos, apesar dos 12 anos de lei seca. Objetivo: casar-se com o herdeiro de um vinhedo, para consolidar ainda mais as participações no Vale. Mas John Rambeau, primo ilegítimo de Elizabeth, tem outras idéias sobre com quem ela deveria se casar, e se opõe fortemente à recusa do patriarca Philippe de vender uvas para vinho para contrabandistas. As atividades de John trazem a violência para o vale, e uma verdadeira novela para a família Rambeau.

Fonte: http://memorialdafama.com


Confiram um pequeno trecho do filme:


1 de mar. de 2012

Alta Vista Atemporal Blend 2007

Produzido pela vinícola argentina Alta Vista, de uma reunião de 4 variedades: 43% Malbec, 36% Cabernet Sauvignon, 11% Syrah e 10% Petit Verdot, todas provenientes de Luján de Cuyo e do Valle do Uco, situados a 1000 metros acima do nível do mar. Passou 12 meses em carvalho francês.


O Vinho: Cor rubi púrpura. Nariz com aromas de frutas vermelhas, chocolate e baunilha. Boca com taninos macios, corpo médio e boa acidez.  

É um vinho bem feito, mas não empolgou. Muita extração e uma nota doce que não agradou. Não acho que mereça 90 pontos da WS.