13 de dez. de 2011

Bodegas López de Heredia: Um Grande Tesouro do Mundo do Vinho! (Viña Bosconia 1976)

História
Durante o final do século XIX, os vinhos da região de Rioja passaram a desfrutar de grande fama internacional e sua demanda não parava de aumentar, o motivo, ou melhor, a culpada? - Atendia pelo nome de Dactylosphaera vitifoliae, também conhecida como Phylloxera.

Enquanto plantações na França, Portugal e em algumas partes da Espanha definhavam por causa do minúsculo inseto, Rioja permaneceu intocada por quase 40 anos. Foi no início desse período, em busca de um local ainda não atacado pela praga, que diversos vinhateiros franceses se instalaram na região, trazendo na bagagem conhecimento, experiência e dinheiro. Essa combinação proporcionou um ambiente perfeito para o surgimento de novas Bodegas e contribuiu substancialmente para o aprimoramento das técnicas utilizadas pelos produtores locais. 


Tradição
Em 1877, acompanhando os passos e as práticas dos franceses, Don Rafael López de Heredia y Landeta fundou, na cidade de Haro, região de Rioja Alta, sua Bodega. Ao longo de seus quase 135 anos, os padrões, técnicas e até mesmo alguns utensílios usados na produção dos vinhos permaneceram inalterados. A atual geração da família se manteve fiel à tradição e não se rendeu aos modismos impostos pelo mercado, sedento por vinhos potentes, encorpados e prontos para beber. Os López de Heredia só adotam uvas de vinhedos próprios e fermentam com leveduras indígenas, o envelhecimento em madeira percorre longos anos e são eles que fabricam e recondicionam os barris, e o engarrafamento é feito sem filtragem. Todos esses elementos combinados expressam fielmente o estilo clássico dos Riojas produzidos há mais de um século.


O Vinho: R. López de Heredia Rioja Gran Reserva Viña Bosconia 1976
Oriundo de um vinhedo chamado El Bosque, situado perto do rio Ebro, as vinhas crescem em solo argilo-calcário, ladeadas pela magnífica Sierra Cantabria. Concebido a partir de um corte 80% Tempranillo, 15% Garnacho, e o restante de Mazuelo e Graciano, o vinho é simplesmente fantástico! 


Sua cor era rubi granada com tons atijolados. Os aromas evoluíam a cada instante, no início, toques terrosos e de couro, que abriram para notas herbáceas, florais e de frutas vermelhas (cereja e morango). Paladar complexo, com alcaçuz, frutas vermelhas, cogumelos e toques minerais, corpo médio, com uma acidez e frescor impressionantes e ótima persistência.

Vinho magnífico, clássico e incomum! Adquirido no exterior, atualmente seu preço varia entre $200 e $250 dólares, sendo que safras mais recentes podem ser encontradas abaixo dos $100. Recomendo Muito!

0 comentários:

Postar um comentário